Menu
Sementes Costa Beber

CONTEÚDOS

Equipamento seleciona semente por coloração e ajuda a garantir a qualidade

A semente é o principal insumo de uma lavoura, ela alavanca o sucesso ou fracasso da produção, visto que carrega consigo um pacote tecnológico de valor intrínseco e incalculável, resultado de muita pesquisa e trabalho. Mas fatores como o clima sempre trazem desafios para a produção de sementes de qualidade, principalmente em anos de estresse hídrico e temperaturas elevadas, como foi o caso da última safra de soja. A ocorrência de seca associada a altas temperaturas nas fases de enchimento de grãos e em pré-colheita, resultaram em morte prematura das plantas e na maturação forçada das sementes, ocasionando na produção altos níveis das chamadas sementes esverdeadas ou verdes.


As sementes verdes geralmente apresentam elevados índices de deterioração, que contribuem na redução da germinação e do vigor, influenciando diretamente na produtividade da lavoura. Mas o suporte de tecnologias, tem ajudado a melhorar os processos de beneficiamento, reduzindo o número de sementes verdes.

A Sementes Costa Beber utiliza um equipamento moderno, que possui câmeras com alta capacidade de resolução e que ajudam a identificar as sementes de cores diferentes, fazendo a seleção e as descartando. Um aliado importante para a eficiente remoção das sementes esverdeadas, ajudando a melhor a qualidade dos lotes de soja produzidos, proporcionando ao produtor rural uma semente com características físicas e fisiológicas que permitam estabelecer uma população adequada de plantas na lavoura.

Confira mais publicações
Sementes Costa Beber lança novo site
A Sementes Costa Beber completou 20 anos em 2021, e entre as celebrações do seu aniversário de duas décadas, a empresa apresenta o seu novo site. Um novo e moderno canal de comunicação, com mais informações, muito mais moderno e interativo.O site foi totalmente repaginado, ganhou novas funcionalidades para chegar ainda mais perto dos seu colaboradores, amigos, clientes e parceiros.Além disso, a partir de agora você contará com conteúdos exclusivos sobre agro no espaço do Blog do site.
Temperatura do solo: fator importante para observar antes do plantio da soja
Após a esperada chuva, os produtores se preparam para iniciar o plantio da principal cultura de verão: a soja. Muitos são os desafios e fatores devem ser levados em consideração para a eficiência do plantio, que é uma etapa crucial para determinar a produtividade das plantas, assim como a qualidade do produto. Por isso, é fundamental que as etapas antes das semeadura sejam executadas corretamente para garantir o sucesso da lavoura. Uma dos fatores que tem extrema relevância é observar a temperatura do solo antes de iniciar o plantio.A soja se adapta a temperaturas do ar entre 20°C e 30°C, mas a temperatura ideal para seu crescimento e desenvolvimento está em torno de 30°C. Uma dica fundamental para o sucesso do plantio é evitar a semeadura da soja quando a temperatura do solo estiver abaixo de 20°C, o que pode prejudicar a germinação e a emergência. A faixa de temperatura ideal para uma emergência rápida e uniforme da soja é 25°C.
O potencial de rendimento de uma lavoura de soja é definido no momento da semeadura
No processo produtivo da lavoura de soja, um dos pontos chave está associado a plantabilidade, que é a distribuição precisa da semente em relação à quantidade e distância entre elas. Por isso, se o agricultor fizer um plantio bem executado, evitará falhas e linhas duplicadas, além de espaços equidistantes entre as sementes. Além disso, a má distribuição longitudinal das plantas diminui a eficiência no aproveitamento dos recursos disponíveis, como água, nutrientes e luz. Segundo especialistas, um plantio mal executado pode resultar no acúmulo de plantas, e com isso, ocasionar o desenvolvimento de indivíduos de maior porte, menos ramificados, com produção individual reduzida, menor diâmetro de haste, além de problemas com enraizamento e maior propensão ao acamamento. A engenheira agrônoma da Sementes Costa Beber, Márcia Ghizzi, ressalta que os sinais visíveis de uma boa plantabilidade são a distribuição de sementes no sulco de semeadura de modo uniforme, com espaçamento entre plantas na fileira de forma homogênea e na profundidade correta, o que resulta numa população de plantas de altura e maturação padrão e com quantidade similar de grãos/planta.Outro fator importante, e que influencia diretamente na plantabilidade, é ter uma máquina bem regulada e um operador responsável, e claro, não pode faltar semente de qualidade, um manejo de solo bem feito e condições climáticas favoráveis para que a semente germine sem problemas, pois embora sejam vários os fatores que determinam a boa plantabilidade, a semente é a alma do negócio.
VER MAIS

Fale conosco

*Campos obrigatórios
Enviar
Logo Costa Beber Original em Vetor
CotaçõesCotações
Bolsa Chicago